top of page

Quem Somos

Oscar Burgel
Ingressou na VARIG pela ESVAR-POA (Escola Senai-Varig) em 1969. Trabalhou como técnico de aeronaves em acessórios mecânicos e hidráulicos, posteriormente como Inspetor no Controle de Qualidade dos serviços e manutenção em aviões. 

Entrou para o grupo de voo exercendo a função de Engenheiro de Voo na aeronave ELECTRA, depois promovido ao Boeing 727 e, após, na aviação internacional voou milhares de horas também no DOUGLAS DC-10.

Foi presidente da Instituição de classe AMVVAR por 3 gestões durante a carreira profissional.
 
"A VARIG não é apenas uma companhia aérea. Para muitos, é símbolo de excelência, elegância e inovação. Com a VARIG VIVE, criamos um espaço de pertencimento e afeto, onde ex-funcionários, familiares, admiradores e novas gerações podem se encontrar, compartilhar histórias e manter viva a chama de uma marca que voa até hoje na memória afetiva dos brasileiros."

Rubem Oscar Bürgel - Presidente VARIG VIVE

Diretoria

Jose Mario.png

Jose Mario Aguzzoli

Vice-Presidente

Ingressou na VARIG em 1982 como aluno comissário. Começou a voar em Janeiro de 1983 fazendo seu primeiro voo na Ponte Aérea Rio-São Paulo. Permaneceu fazendo voos na rede aérea nacional até final de 1990 nos equipamentos Electra II, Boeing 727 e Boeing 737, quando foi promovido para comissário auxiliar nas rotas internacionais no Boeing 747, Boeing 767, DC-10, MD 11 e Boeing 777. Em 2004 foi promovido para supervisor de cabine da rede aérea internacional até o encerramento da empresa em 2006.

Jose Augusto

José Augusto Franzen 

Diretor Administrativo

José Augusto Franzen ingressou na VARIG em 1973 como Aluno Mecânico, cumprindo o Plano de Carreira da empresa, parte na Oficina de Acessórios Elétricos e como Técnico de Manutenção até a ida para o Voo na função de Engenheiro de Voo em 1985 iniciando na aeronave Electra II. Depois,  Boeing 727 de 1988 até 1992 quando foi promovido ao Voo Internacional na aeronave DC-10. Foi presidente da Instituição de Classe AMVVAR em uma gestão durante a carreira profissional. Hoje é Diretor Administrativo  da Associação Varig Vive.

WhatsApp Image 2025-04-29 at 16.58_edited.png

Glaci Ana Weiler Spech

Assessora de Relações Sociais

Admitida na VARIG em fev/83. 
Fez curso de comissária em São Paulo. Iniciou a instrução em três equipamentos: Electra, B-737 e B-727. No final de 1983 foi chamada para fazer voos internacionais no DC-10, MD-11 e B-747. Transferida para base Rio, iniciou voos  para Europa, África, EUA e Canadá.  Mudou-se para Porto Alegre e aposentou. Continuou interagindo com colegas fazendo eventos na sua residência.
Hoje exerce a função de relações públicas na Associação Varig Vive.

Associação
VARIG VIVE

A Associação VARIG VIVE é uma entidade sem fins lucrativos criada por ex-funcionários, admiradores e entusiastas da aviação com o propósito de preservar e celebrar a memória da VARIG, maior companhia aérea brasileira do século XX.

 

Por meio de ações culturais, educativas e sociais, o projeto resgata a história da aviação nacional e promove encontros com o passado para inspirar o futuro.

Nossa Missão

Manter viva a memória da VARIG, valorizando seu legado humano, cultural e histórico por meio da restauração do Boeing 727 PP-VLD, da criação do Boulevard VARIG VIVE e da promoção de experiências que conectem gerações com a história da aviação brasileira

Seja 
Associado

Atualmente, somos mais de 300 associados que compartilham a paixão pela história da aviação e o legado da VARIG. Mas a nossa jornada está apenas começando, e você também pode fazer parte dessa história!

Venha fazer parte dessa missão, vivenciar momentos especiais e contribuir para que a história da VARIG continue a inspirar gerações. Associe-se agora e faça parte desse voo!

Valores

  • Respeito à memória e à história

  • Trabalho voluntário e colaborativo

  • Transparência e ética

  • Amor pela aviação

  • Valorização humana

  • Educação e cultura como legado

VARIGVIVE-23042706.jpeg

Boeing 727

Atualmente, a Associação VARIG VIVE é presidida por Rubem Oscar Bürgel, conforme mencionado em fontes oficiais do projeto. Ele tem desempenhado um papel essencial na concepção e desenvolvimento da iniciativa, com a missão de preservar a memória da icônica companhia aérea VARIG.

Além de Rubem Oscar Bürgel, outros nomes também estão envolvidos na liderança e execução do projeto. 

Entrevista
 

Matéria sobre o Projeto VARIG VIVE na Band RS

488013568_9887091204648853_5961046144674882953_n_edited.png
VARIG-727-100-20111101.jpg

Histórico do
PP-VLD

O Boeing 727 PP-VLD foi fabricado em 1970, sendo um dos modelos da famosa linha Boeing 727 da Boeing Aircraft Company. Este avião foi projetado para ser um avião de médio porte, ideal para voos domésticos e regionais, com a capacidade de operar em aeroportos menores.

Os Boeing 727 começaram a voar no Brasil em 1970, quando a VARIG (Viação Aérea Rio-Grandense), adquiriu sua quatro primeiras unidades: PP-VLD, PP-VLF, PP-VLG e PP-VLH, vindas diretamente da fábrica da Boeing. Esses aviões operaram em diversas rotas internacionais e domésticas, tornando-se um símbolo da frota da empresa.

O Boeing 727 PP-VLD continuou a servir a VARIG até o início dos anos 2000, quando a companhia, como muitas outras, começou a substituir os aviões a jato mais antigos por modelos mais modernos e eficientes.

Após ser desativado, o Boeing 727 PP-VLD ficou guardado por um período, até ser resgatado e restaurado pela Associação VARIG VIVE. O projeto visa devolver ao avião seu brilho original, com o objetivo de preservar a história da VARIG e da aviação brasileira

bottom of page